Presente em 82 países, a publicação Superbrands tem como objetivo difundir as supermarcas nos mercados onde atua. Em sua quinta edição no País, Superbrands Brasil é resultado de estudo elaborado pela IAM Consulting, empresa de avaliação e gestão de ativos intangíveis, em parceria com a Revista The Brander. Segundo o levantamento, as dez melhores são, por ordem:
Além de destacar as dez marcas de melhor desempenho no ano, a publicação Superbrands Brasil 2009 traz, também, o "500 Index Superbrands/IAM/The Brander´, lista que aponta as 500 marcas mais fortes no País e o case de sucesso de 50 delas. Estas empresas serão certificadas e poderão utilizar o selo Superbrands durante o ano corrente. "Em cinco anos de operação da Superbrands do Brasil, nunca vimos nada igual. Um ano que começou mal e termina de forma espantosamente boa", afirma Gilson Nunes, CEO e sócio da Superbrands e da IAM Consulting.
De acordo com Nunes, são analisados 35 atributos, com pesos diferenciados, para chegar ao Índice de Força da Marca. A média ponderada resulta de grupos de macro indicadores como Preço/Valor Agregado, Produto/Serviço, Canal de Venda/Distribuição, Pós Venda, Qualidade e efetividade do Marketing e Comunicação e Sustentabilidade. "O fato de uma marca ter lembrança fabulosa na mente do consumidor não faz, necessariamente, com que ele adquira o produto dessa empresa, portanto, o levantamento não se pode fixar apenas no recall/top of mind da marca, mas em uma percepção muito mais ampla por parte do consumidor", explica.