Home

15 de março de 1985 foi um dia especial, pelo menos em relação a Internet. Nesse dia era registrado o symbolics.com, o primeiro domínio .com do mundo. Meses antes dessa data, haviam aprovado o sistema DNS (Domain Name Server) que é o encarregado de traduzir os longos e complicados IPs em nomes e palavras que fossem facilmente recordados.

Nesse mesmo ano também foram registrados os domínios das empresas BBN, Think, MCC, Dec e Northrop.

No primeiro ano de existência do sistema, só seis empresas ficaram interessadas em registrar seu domínio, e para chegar à cifra de cem registros foram necessários dois anos. À extensão .com foi seguida pela .mil, .net, .org, .gov, .edu, .int e as extensões territoriais.

De acordo com a empresa de segurança informática Verisign, provedora dos endereços da Internet .com e .net, existem mais de 192 milhões de endereços e o domínio .com é o mais utilizado, ultrapassando os 80 milhões de registros em todo mundo.
Alguns números

Segundo a empresa de segurança, os domínios territoriais, isto é as extensões do tipo .br para Brasil ou .ar para Argentina por exemplo, superam os 78 milhões de registros.

Quando começou o auge de Internet, surgiu a prática do registro preventivo de marcas por parte de terceiros não vinculados com as mesmas. Isto levou a que em alguns anos depois acontecessem importantes litígios pela propriedade dos registros.

Via: Mdig

Home Twitter Facebook Rss