Home

•O valor de um Oscar pode ser faraônico. Num leilão em 1993, a estatueta ganha pela atriz inglesa Vivien Leigh em 1940, como melhor atriz pelo filme ...E o vento levou, foi arrematada por 562 mil dólares.

•Em toda a história da premiação, houve apenas dois empates: em 1933 Wallace Beery (The Champ) e Fredric March (O Médico e o Monstro) dividiram o prêmio de melhor ator. Em 1969 foi a vez de Barbra Streisand (Funny Girl) e Katharine Hepburn (O Leão no Inverno) dividirem o de melhor atriz. Na época, era considerado empate um resultado que desse uma diferença de até três votos entre os mais votados. Hoje, o empate se tornou muito mais difícil porque o número de votos precisa ser rigorosamente igual.

•Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar de todos o tempos: 64, depois dele vem John Williams Indicado nada menos que 45 vezes ao Oscar.

•O primeiro Oscar da história foi entregue em 1929 a Emil Jannings. Ele levou a estatueta de melhor ator pelos filmes In The Last Command e The Way All of

•Dois grandes atores já recusaram o prêmio desejado por tantos: George C. Scott e Marlon Brando. Scott, premiado por Patton, avisou antes que não aceitaria se ganhasse, porque não acreditava em competição entre atores. Ganhou assim mesmo e não aceitou receber. Brando, que já havia sido premiado em 1955 por Sindicato de Ladrões e aceitou, mandou uma índia de nome Sacheen Little Feather representá-lo na entrega dos prêmios de 1973, que lhe deu o segundo Oscar por O Poderoso Chefão. Sacheen subiu ao palco na hora do anúncio da vitória de Brando – feito por Liv Ullman e pelo então novo 007, Roger Moore - recusou o prêmio em nome dele e enfureceu a platéia e o público televisivo, com um discurso escrito pelo ator contra a opressão sofrida pelo índio norte-americano. Tempos depois, descobriu-se que a "índia" era na verdade uma dançarina do Texas que acabou posando para a revista Playboy.

•A atriz Meryl Streep é a recordista de indicações ao prêmio, com 16 no total, desde 1979. Venceu duas vezes: como melhor atriz coadjuvante por Kramer versus Kramer, em 1980, e como melhor atriz por A Escolha de Sofia, em 1983.

•Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, são os filmes mais " oscarizados ", conquistaram, onze estatuetas cada um.

•Uma inserção de comercial de televisão de trinta segundos na rede de TV ABC, transmissora da festa, em rede nacional durante a entrega do Oscar, pode custar 220 mil dólares.

•Tornam-se eleitores do Oscar todos aqueles profissionais de cinema que tenham ao menos sido indicados uma vez para alguns de seus prêmios. Entre os poucos brasileiros habilitados para votarem estão a atriz Fernanda Montenegro e os cineastas Walter Salles, Bruno Barreto e Fernando Meirelles.

•Na categoria de melhor "filme de língua estrangeira," apenas um país latino-americano já conseguiu uma estatueta: a Argentina, com A História Oficial, em 1986. A Itália e a França dividem a liderança nesta categoria: doze vitórias cada.

•Alguns dos maiores ícones da história do cinema jamais conseguiram ganhar um Oscar por um dos seus filmes. Os casos mais notáveis entre eles são os de Richard Burton, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Kirk Douglas que recebeu um Oscar honorável das mãos de seus filhos incluindo Michael Douglas em 1996 e até o gênio Charles Chaplin, que também ganhou um honorário em 1972, aos 82 anos de idade.

•A pessoa mais jovem a ser indicada a um óscar dentre todas as categorias foi Justin Henry, indicado na categoria melhor ator coadjuvante aos 8 anos de idade.

•Em toda a história, apenas duas pessoas receberam um Oscar póstumo: Peter Finch (1976), por "Rede de Intrigas" e Heath Ledger (2009), por "O Cavaleiro das Trevas". Outros cinco atores falecidos receberam indicação: Spencer Tracy, Massimo Troisi, Ralph Richardson, Jeanne Eagels e James Dean.
•Os únicos filmes vencedores do Oscar de melhor filme a levar apenas uma estatueta foram The Broadway Melody, Mutiny on the Bounty e Grand Hotel, sendo que este último não foi indicado a mais nenhuma categoria.

•Em 1932, Walt Disney recebe um prêmio especial pela criação do camundongo Mickey.

•Em 1940, E o Vento Levou bate o primeiro recorde em número de troféus. O clássico ganhou oito estatuetas: melhor atriz (Vivien Leigh), atriz coadjuvante (Hattie McDaniel), direção (Victor Flemming), direção de arte (Lyle Wheeler), edição (Hal C. Kern), filme, fotografia colorida (Ernest Haller e Ray Rennahan) e roteiro (Sidney Howard).

•2002 foi o primeiro ano em que dois negros levaram para casa os dois principais prêmios de atuação. Eles foram Halle Berry e Denzel Washington.

•Sabe quem apresentou mais Oscars durante a história? Não, não foi a Whoopi Goldberg nem o Billy Cristal. O preferido da Academia é Bob Hope. Ele conduziu nada menos que 18 cerimônias.

•Alguns prêmios são apresentados por "personagens". Um deles foi o Pernalonga, que, para comemorar seus 50 anos, subiu ao palco para apresentar um Oscar em 1990.

•Em 1973, um homem completamente nu interrompeu a cerimônia de entrega do Oscar.

•Em 2000, os vencedores quase ficam sem as suas estatuetas. É que os 55 Oscars desapareceram misteriosamente quando era transportado de Chicago, onde são feitos, para Los Angeles. Nove dias depois, 52 deles foram encontrados em um lixo, por Willie Fulgear. O herói foi convidado para participar da cerimônia daquele ano.

•No ano de 1943, o ator Humphrey Bogart era um dos favoritos da noite, concorrendo por seu papel em Casablanca. O ator acreditava tanto na sua vitória que parece ter ficado surdo. O nome anunciado do vencedor foi Paul Lukas, mesmo assim, Bogart levantou-se para receber o prêmio. Ao constatar que todos aplaudiam a chegada de Lukas ao palco para pegar seu Oscar por Horas de Tormenta, Boggie usou do seu charme e classe para disfarçar e foi o único a aplaudir o amigo de pé.

•Um dos casos mais notáveis é o de Walt Disney. Ganhador de um Oscar especial em 1938, o mago dos desenhos animados fez a estatueta se adequar: ao invés de um Oscar, ele recebeu uma estatueta em tamanho natural e sete miniaturas, representando a Branca de Neve e Os Sete Anões, uma das maiores obras animadas da história. Durante a entrega, Disney tentou conter a emoção. Mas quando a pequena Shirley lhe disse: "Não são bonitos e brilhantes, senhor Disney?" Ele respondeu: "Sim, estou tão orgulhoso que vou chorar". Shirley Temple retrucou graciosamente: "Não faça isso!". Os dois foram aplaudidos de pé pelos convidados.

Home Twitter Facebook Rss